Shimano busca reduzir impacto ambiental com novas embalagens sustentáveis

15 de março 2022

O ciclismo tem caráter sustentável: um passeio de bike de road, mountain bike ou gravel na natureza beneficia a saúde de todos – e a Shimano está tornando a prática ainda mais sustentável com suas novas embalagens ecológicas, que chegarão às lojas no decorrer de 2022.

Foto: Divulgação Shimano

A Shimano sempre deu muitos passos em favor da redução do impacto ambiental, principalmente no campo de embalagens sustentáveis ​​com menor impacto no meio ambiente e o planeta. A sustentabilidade é um tema recorrente nos relatórios anuais da marca: em 2020, por exemplo, a empresa reduziu o consumo de água de suas fábricas em aproximadamente 7%. No mesmo ano, também anunciou um plano de ação para reduzir o plástico descartável em recipientes e materiais de embalagem, tudo isso sem comprometer a qualidade da embalagem ou a experiência do cliente.

Menos impacto ambiental

No geral, as novas embalagens possuem quatro pontos-chave: uso mínimo de plástico descartável, transição para papelão certificado FSC (sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido, que utiliza papel ecológico) e reciclado, reduzindo o volume total da embalagem e usando menos tinta.

A série mais recente da marca, Dura-Ace R9200, recentemente recebeu um novo ‘look’: as embalagens, que antes eram envoltas em papel especial e filme plástico e passarão a ser feitas de papelão comum. A nova embalagem sustentável consiste apenas em duas caixas, interna e externa, ambas feitas de papelão reciclado FSC. A caixa interna conta com uma estrutura especial, que impede a movimentação do conjunto de grupos, de modo que o filme plástico para estabilização não é mais necessário. Além disso, a nova estrutura absorve o impacto, caso o conjunto caia inesperadamente, durante o envio dos produtos da série.

Calçados

Outros produtos também receberam novas embalagens, recentemente: os sapatos vêm em uma caixa ecologicamente consciente, feita de materiais reciclados. Durante a impressão, tinta limitada é usada e os pictogramas e descrições são muito menores que nas embalagens anteriores. Já as embalagens das peças de reposição são feitas de papelão FSC e reciclado, ou um mix dos dois tipos. 

O tamanho da embalagem também se adapta melhor ao formato do produto. Dessa maneira, há menos espaço vazio e mais materiais são economizados.

Indumentária

Quanto ao vestuário Shimano, cujos tecidos técnicos precisam de cuidado especial, estarão protegidos em sacos plásticos 100% reciclados. As etiquetas também se tornarão mais sustentáveis, pois todas terão material feito de papelão reciclado ou certificado pelo FSC, com tendo menos tinta aplicada a ela, na parte externa; os óculos da marca, por sua vez, serão envoltos em uma forma sem plástico – em vez disso, será usado papel certificado pelo FSC. A embalagem também é menor e com menos tinta.

Plano de sustentabilidade Shimano

Esses são apenas alguns dos primeiros resultados do plano de sustentabilidade Shimano. De pouco em pouco, a empresa japonesa está introduzindo embalagens mais sustentáveis, ajudando a sensibilizar pessoas e a colaborando com o meio ambiente e o planeta. Em sua política ambiental, a Shimano se compromete, entre outras coisas, a limitar ao máximo as emissões de CO², envolver os funcionários em campanhas de economia de energia e prevenir a poluição do ar, da água e do solo. Este último também se aplica à poluição e incômodos causados ​​por sons e vibrações.

Sobre a Shimano: Fundada em 1921, a Shimano se dedica a ajudar os seus clientes a se aproximar da natureza, incentivando as pessoas a concretizarem seus sonhos e criarem novos estilos de vida. Com quase 100 anos de experiência na criação de componentes de bike e renome internacional, a Shimano se orgulha em ter desenvolvido produtos que continuam a levar inúmeros atletas à vitória.

Sobre a Blue Cycle: Com missão de fomentar o mercado de bicicletas, a Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A é fruto de uma joint venture formada pela Shimano e acionistas brasileiros e atua desde fevereiro de 2016 no mercado nacional, distribuindo exclusivamente produtos das marcas Shimano, PRO, Bikefitting.com, Elite, Schwalbe, Lazer e Science in Sport no Brasil.

Imagens das embalagens em alta definição: 

https://www.dropbox.com/sh/ue6af5eq6adacvi/AAAlSyt14XFQnDwuAMqJXwFTa?dl=0.

Autor do Post

Compartilhe nas redes sociais

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *