Domínio eletrônico: novo grupo Shimano 105 R7100 Di2 oferece 12 velocidades e desempenho aprimorado em deslocamento wireless

30 de junho 2022

Celebrando o 40º aniversário desde sua primeira aparição em 1982, o grupo de componentes Shimano 105 recebe uma atualização definitiva em direção a tecnologia eletrônica Di2. O grupo 105 R7100 oferece não somente um desempenho Di2 com uma gama totalmente nova de funcionalidades, mas também conta com a tecnologia wireless de 12 velocidades da Shimano, de fácil operação e maior confiabilidade. Os produtos estarão disponíveis no primeiro semestre de 2023.

Foto: Divulgação Shimano

Adeptos de sistemas mecânicos de troca agora poderão experimentar novas funções e tecnologias, herdadas das atualizações mais recentes do Dura-Ace e Ultegra: após anos de testes e pesquisas, Shimano 105 Di2 proporciona mudanças sem fio perfeitas, engrenagens personalizadas e um sistema de frenagem excepcional, que marcam uma nova era, por oferecer excelência de desempenho. Os componentes do grupo estarão disponíveis para aquisição no Brasil a partir do primeiro semestre de 2023, por intermédio da Blue Cycle Distribuidora.

A Ciência da Velocidade

O Shimano 105 Di2 utiliza um sistema híbrido, apresentando um sistema wireless emparelhado com uma conexão com fio entre uma única bateria armazenada no tubo do selim e os câmbios dianteiro e traseiro, garantindo confiabilidade absoluta em todas as condições. O sistema é altamente personalizável com o app E-Tube Project, da Shimano, que possibilita a configuração do seu sistema de marchas da maneira que preferir, ajustando a velocidade e alterando o número de mudanças por acionamento do botão e utilizando a funcionalidade de trocas sincronizada e semi-sincronizada.

Também é possível o emparelhamento do sistema com aplicativos de terceiros, como Garmin e Wahoo, que permitem monitorar a seleção de marchas ou o status da bateria.

Interface e ergonomia refinadas

As novas alavancas de duplo controle do grupo Di2 apresentam ergonomia refinamentos, onde a parte superior do STI, mais elevada e um novo formato de alavanca  aumentam o conforto e o poder de controle em todas as posições possíveis. A frenagem também é otimizada, graças à sua área de controle de frenagem expandida. As alavancas utilizam o circuito integrado sem fio, que apresenta alta segurança, velocidade de processamento rápida e baixo consumo de energia: isso resulta numa diminuição significativa na probabilidade de interferência, velocidades de deslocamento mais rápidas e maior vida útil da bateria.

Ao usar uma única bateria recarregável alojada internamente, o carregamento é simples e a bateria é protegida, garantindo uma troca de marchas estável e confiável em todos os momentos.

Câmbio ST-R7170

  • Conectividade sem fio Di2
  • Alavanca de controle duplo de 2×12 velocidades
  • Parte superior do STI refinada, para melhor ergonomia e aerodinâmica
  • Acesso ao botão aprimorado

Tecnologia de transmissão avançada

Ao mudar para um cassete de 12 velocidades, a Série Shimano 105 R7100 agora tem as marchas altas e baixas que os ciclistas desejam, juntamente com uma progressão inteligente de marchas entre elas. Este é o resultado de componentes de transmissão otimizados, que incluem opções de cassete de 11-34 e 11-36 e pedivelas de 50-34 e 52-36 dentes.

Juntos, eles oferecem combinações de marchas baixas, mesmo abaixo de 1:1, que permitem que os ciclistas enfrentem declives mais íngremes e controlem melhor seus esforços porque os passos das marchas são mais espaçados, permitindo que você sempre encontre uma cadência confortável.

O novo sistema também é compatível com versões anteriores, o que significa que você pode usar o seu sistema de 11 velocidades existente.

Componentes

  • Conjunto de pedivela Hollowtech II
  • 2×12 velocidades
  • Combinações de coroas: 50-34 e 52-36 dentes

Cassete CS-R7100

  • 12 velocidades
  • Engrenagem pequena de 11 dentes para eficiência ideal
  • Engrenagens “Sweet Spot” otimizadas, para eficiência de pedalada
  • Compatível com corpos freehub de 11 velocidades
  • 11-34T

Cassete CS-HG710-12

  • 12 velocidades
  • Engrenagem pequena de 11 dentes para eficiência ideal
  • Compatível com corpos freehub de 11 velocidades
  • 11-36T, disponível posteriormente

Câmbio Traseiro RD-R7150

  • Câmbio traseiro SHIMANO SHADOW
  • Conectividade D-Fly integrada
  • Tecnologia Di2 de 12 velocidades
  • Compatível com cassetes 11-34 e 11-36 dentes

Câmbio dianteiro FD-R7150

  • Tecnologia Di2 de 12 velocidades
  • Mudanças frontais rápidas e precisas

Melhor frenagem

Assim como os mais recentes conjuntos de grupos Dura-Ace e Ultegra, o novo Shimano 105 apresenta um sistema de frenagem renovado que é mais silencioso, manutenção mais simples, com maior controle e mais poderoso. Os recursos de primeira linha incluem um ponto de contato inicial rápido com uma zona de controle mais ampla e uma folga entre as pastilhas e o rotor 10% mais amplo, garantindo uma operação silenciosa.

A mecânica “feita em casa” também vai se beneficiar de um processo de sangria aprimorado e fácil de usar que pode ser realizado sem remover a pinça do quadro.

Freios BR-R7170

  • Controle mais afinado e desempenho de frenagem aprimorado
  • 10% mais folga da pastilha
  • Processo de sangria mais fácil

Novas rodas de carbono RS710

Continuando o tema da tecnologia ‘trickle-down’ acessível, a Shimano também está lançando suas rodas de carbono para estrada  mais acessíveis de todos os tempos: a C32, para escalada, e o C46, para uso geral. Ambos compartilham o mesmo DNA, com as opções de rodas C36 e C50, Dura-Ace e Ultegra, equilibrando aerodinâmica, leveza e rigidez.

A C32 possui uma altura de aro de 32 mm, largura interna de aro de 21 mm e peso alvo de 1.502 g. A C46 tem 46 mm de altura, largura interna de 21 mm e peso alvo de 1.610 g. Ambas as rodas ‘não seriadas’ são compatíveis com 11 e 12 velocidades, prontas para pneus tipo tubeless.

Rodas

WH-RS710-C32-TL

  • Ainda mais leves
  • Roda dianteira de 665 g, roda traseira de 839 g
  • 21mm interno, aro sem câmara

WH-RS710-C46-TL

  • Versáteis
  • Roda dianteira 719 g, roda traseira 893 g
  • 21mm interno, aro sem câmara

Todo o grupo de produtos estará disponível para aquisição a partir do primeiro semestre de 2023.

Imagens do produto em alta definição:

https://www.dropbox.com/sh/2okeak8pvioimh6/AAA5ZMwUA6O7LLcuV1StsPtoa?dl=0

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